domingo, 13 de setembro de 2009
Capital do Concelho de Meimão
Concelho
Penamacor
A Vila de Penamacor é sede de concelho e de freguesia, pertence ao distrito de Castelo Branco, diocese da Guarda. O concelho de Penamacor situa-se na Beira Baixa e é constituido por 12 freguesias. A norte faz limite com o concelho do Sabugal, a sul com a Idanha-a-Nova, a oeste com o Fundão e a leste faz fronteira com a Espanha. As origens de Penamacor estão envoltas na bruma dos tempos, pouco ou quase nada se conhecendo de seguro a seu respeito.
Só a partir do reinado de D. Sancho I é que a história de Penamacor se define com alguma clareza. Dizem alguns ter sido esta vila pátria do rei Wamba, o famoso rei dos Godos que governou a península desde 672 até 682. D. Sancho I, conquistou Penamacor aos Mouros e reconstruiu-a. Deu-lhe foral em 1189 e entregou-a aos Templários na figura do mestre D. Gualdim Pais, que a fortificou.
Meimão
Da data da fundação desta freguesia, situada a cerca de 30 Km a norte de Penamacor, pouco ou nada se sabe. A 1ª referência escrita que se conhece data de 1264. Segundo Frei de Sousa, o nome Meimão e Meimoa, são de origem árabe e derivam de Mamona, nome próprio de mulher, cujo significado é, estar segura, firme, constante, conservada, etc.
Pinho Leal diz que a mais provável origem destes nomes ( Meimão e Meimoa ), é a palavra Mâmoa ( monumento funerário), que também se pronunciava Mamôa. Os romanos chamavam-lhes Mama, pela semelhança que têm com o peito da mulher.
Actualmente, esta freguesia tem cerca de 458 habitantes, que vivem da agricultura, olivicultura e exploração florestal. Do seu património cultural consta a Igreja Matriz, a Capela do Divino Espírito Santo, o Cruzeiro, as Alminhas, a Fonte do Gingeiral, e vestígios Neolíticos e Romanos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário